Business, high quality, Success

Autoconhecimento, um caminho de escolhas estratégicas.

Pensar que nos distinguimos das outras espécies por sermos seres da Razão, com capacidades de raciocínio lógico, cognitivo, capazes de escolher entre o certo e o errado, me leva a refletir qual o nosso verdadeiro papel? Por que a ordem da evolução foi nos dada?

Evoluir, transformar, ir além do que está exposto, são competências inerentes àqueles que querem sobreviver diante da teoria evolutiva.

Porém, se nos colocarmos apenas na posição de seres que necessitam utilizar seus talentos com o único objetivo de sobreviver, coloca- nos novamente em encontro com as outras espécies que em algum momento nos gabamos de sermos diferentes.


Diante disso, fica a escolha de nos posicionarmos de forma diferente diante do universo.


Muito mais importante que poder escolher, é saber escolher o que é melhor para si próprio, paras as pessoas, para as organizações e para as nações.


Estamos vivenciando um momento em que é permitido falar além da razão, do processo decisório racional.  Novas teorias e estudos têm surgido para nos orientar e balizar-nos através de outras perspectivas. Física quântica, psicologia positiva, inteligência espiritual, etc…


A busca incessante por uma verdade universal continua ao longo dos tempos. O que muda é o foco da procura desta verdade. 


Se nos diferenciamos por sermos capazes de raciocinar e escolher, provavelmente somos capazes de encontrarmos nossas próprias verdades. As verdades da alma.  Não estou falando de alma no sentido espiritual, mas sim no sentido de integridade, de plenitude, de um lugar universal.


Para que possamos conduzir nossas vidas, liderarmos pessoas e organizações, é imprescindível  que busquemos as nossas verdades através do desenvolvimento do nosso auto conhecimento.


Afinal,  “Qualquer caminho serve, quando não sabemos para onde ir.”


Uma pessoa só pode contribuir efetivamente com outra pessoa se tiver em seus valores o senso de contribuição, para isso é necessário identificar quais são os seus valores. É preciso está conectado com seus propósitos e perguntas primárias como: Quem sou eu? Qual o meu propósito de vida? Quais as coisas que são realmente importantes para mim? O que eu não abro mão?  Elas devem ser feitas com o objetivo de aumentar a autoconsciência.



Um líder só é capaz de conduzir uma equipe para o resultado utilizando ao máximo o potencial de seus liderados se ele for capaz de identificar individualmente os valores, os fatores motivacionais e as necessidades de cada um. Para isso é necessário que antes ele faça o caminho de busca de seus valores e fatores motivadores. É imprescindível passar pela experiência, pois só assim conseguimos colocar no processo o sentimento de empatia.


Uma organização, uma nação só consegue prosperar se tiver um senso de identidade e propósito muito forte. Somos seres sociais, temos necessidades de autonomia, competência e relacionamento. Motivamo-nos diante de grandes metas e missões porque assim nos desafiamos  a utilizar nossas competências e talentos em sua potencialidade máxima. 


Desenvolver este senso de identidade e propósito, está diretamente ligado ao desafio de desenvolver um grande trabalho de autoconhecimento organizacional, pautado nos valores, nos processos, na identificação do papel dos seus líderes que tangem os objetivos  organizacional.


O Coaching é um processo que pode auxiliar em muito tanto organizações quanto líderes e indivíduos nesse processo de autoconhecimento e estruturação de identidade. Por ser um processo fundamentalmente sistêmico, ele através de ferramentas e técnicas comprovadas, faz com que as organizações e indivíduos aumentem o nível de consciência quanto a crenças, padrões, potenciais que possam estar limitando ou dificultando o crescimento e desenvolvimento e utilização dos seus talentos no nível máximo.


Quanto mais conscientes nos tornamos quanto aos recursos disponíveis em nós mesmos, melhores  tornam- se os processos decisórios e mais capazes somos para construir rotas alternativas na busca dos nossos objetivos.